Optar pelo seguro garantia pode reduzir dores de cabeça em contratos

Post

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer uso do seguro garantia, além de instituições públicas

Descumprimento de acordos por prestadores de serviços assegurados de forma segura e econômica

Com menos burocracia, o seguro garantia tem oferecido à grandes e médias empresas uma forma mais segura e econômica de assegurar o descumprimento de contratos por prestadores de serviços. O gerente de contas da Tailor Insurance, Antoine Maleh, classifica o papel da seguradora como de “fiador” de um contrato. Caso o contratante deixe de cumprir com suas obrigações contratuais, a seguradora garante indenizações ao segurado (beneficiário da apólice), respeitando limites ou valores fixados na apólice.

Quem busca esse serviço deve estar preparado para comprovar a saúde financeira da empresa. Somente após essa análise que a seguradora poderá definir qual limite será disponibilizado ao contratante.

Maleh explica que o processo é semelhante ao pedido de crédito em banco. “É preciso apresentar provas consistentes das condições e garantias de pagar por isso, além de informações financeiras, extrato de conta, imposto de renda, e outros. Na maioria das vezes, empresas sem faturamento, que não possuem ativos ou estão passando por dificuldades financeiras, é normal que estes não consigam a aprovação de 100% do limite necessário”, explica.

Por isso, não é possível definir com exatidão qual o custo de um seguro garantia, que depende sempre da saúde financeira do tomador (empresa ou pessoa física que contrata a apólice).

Enquanto o seguro de automóveis tem os prejuízos do sinistro absorvidos pela seguradora, nos contratos de garantia sempre são cobrados os contratantes. Isso é feito através de um contrato acessório no momento de contratação, chamado de Contrato de Contra Garantia (CCG). “Se o tomador não ressarcir a seguradora pelas indenizações destes sinistros, ela poderá executar o CCG e apropriar-se de bens e ativos do tomador até reaver o valor devido”, ressalta o executivo.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer uso do seguro garantia, além de instituições públicas. A única restrição fica vinculada apenas à saúde financeira dos requerentes.

Para as empresas, essa é a melhor forma de evitar um desembolso de capital inesperado, além de tornar mais viável a fomentação de novos contratos, uma vez que o seguro garantia favorece a preservação de caixa e capital de giro.

Os benefícios do seguro garantia

O principal benefício apontado pelas empresas a respeito do seguro garantia é, precisamente, o baixo valor comparado a carta fiança ou a caução em dinheiro. No entanto, o valor que deve ser pago não é a única vantagem desse serviço. Seguindo o caminho contrário das cartas de fiança, o seguro garantia tem um prazo que acompanha a vigência do contrato. Ou seja, você tem um valor pré-definido por um maior tempo, diminuindo o trabalho de renegociações neste período.

Ao optar por uma fiança, ao invés do seguro garantia, o gasto pode ser muito maior. Isso acontece porque, além de toda a burocracia, os bancos exigem uma conta de salários, recolhimento de impostos e aplicações. Isso deixa o valor final da fiança bancária muito elevado em comparação ao valor do seguro garantia. Além disso, o seguro não traz danos negativos ao balanço das empresas, enquanto os valores de fiança são abatidos do limite que é concedido pelo banco.

 

Deixe seu comentário