Veja dicas para pegar estrada com a família e amigos nas férias

Post

A revisão do carro em qualquer viagem é de extrema importância para evitar imprevistos ou riscos de acidentes.

 

As férias chegaram e você não vê a hora de pôr o pé na estrada? Antes de arrumar as malas, porém, você tem um compromisso muito importante com quem embarca nessa trip: fazer a revisão do carro. Ela é fundamental para uma viagem tranquila, segura e sem imprevistos.

O primeiro ponto é verificar os cintos de segurança. Eles devem estar em perfeitas condições e à disposição de todos os passageiros – lembre-se que é considerada infração de trânsito não usar! Por isso, verifique se o fecho está travando normalmente e não há nenhum desgaste.

O nível do óleo também precisa ser conferido antes de dar a partida. Faça a verificação em um lugar plano, com o motor do carro sempre frio. E, claro, a troca deve estar em dia conforme recomenda o fabricante. Ah, lembre-se de que o triângulo de segurança, o macaco e o estepe não podem faltar no porta-malas.

Quer uma viagem tranquila? Então dá uma olhada nas dicas abaixo e tenha férias inesquecíveis!

Calibragem dos pneus

Isso é básico, bem básico, mas muita gente esquece. Antes de pegar a estrada, calibre os pneus do carro de acordo com as recomendações para cada veículo. A pressão certa geralmente está indicada na tampa do tanque, na coluna da porta e no manual do proprietário. Ela costuma ser diferente para as rodas dianteiras e traseiras e leva em conta se o automóvel está carregado ou não.

Além de representar um perigo ao motorista, pneus com pressão errada desgastam rapidamente e fazem o carro consumir mais combustível. E não esqueça que pneus carecas são considerados infração de trânsito, hein!

Faróis e sinalização em perfeitas condições

Além de atrapalhar a visibilidade de quem está ao volante, faróis desregulados também ofuscam a visão de quem vem do lado contrário. Esse tipo de situação pode resultar em acidentes e, para evitar, certifique-se sempre de que estão em perfeitas condições. O excesso de peso na parte de trás também pode afetar a direção da luz. Veja no manual com qual quilometragem deverão ser trocadas as lâmpadas dos faróis, pois elas têm a tendência de enfraquecer com o tempo.

Verifique o sistema de freio

Quando se fala em segurança, o freio é uma das partes vitais. Ele precisa estar no mais perfeito funcionamento antes de você pegar qualquer estrada. O recomendado, portanto, é fazer uma revisão em todo o sistema, que é composto por diversos itens, como cilindros, pastilhas, fluído de freio, discos, tambor e servo freio. Observe atentamente o manual do proprietário e cheque a quilometragem da substituição de cada peça. Se a revisão foi feita há menos de seis meses ou 10 mil quilômetros, olhe se o fluido de freio está no nível. Ele vai indicar se tiver algum vazamento no sistema.

Evite acidentes

As lanternas de freio, ré, traseira e dianteira são muito importantes na estrada. Sem elas é impossível fazer qualquer sinalização e isso aumenta o risco de acidentes. Fique sempre atento se há necessidade de substituição de lâmpadas.

Verifique as palhetas do limpador

Por mais que você deseje dias de sol nas férias, ninguém está livre de pegar uma chuva na estrada. Por isso, troque pelo menos uma vez por ano as palhetas do limpador para que estejam sempre em perfeito funcionamento. É muito comum que as borrachas fiquem ressecadas e, quando isso ocorre, em vez de cumprir bem a função de limpar, acabam embaçando o vidro e prejudicando a visão do motorista. Lembre-se que limpador quebrado também é considerado infração de trânsito.

Já checou tudo isso. Então é só pegar a estrada. Boa viagem!

Deixe seu comentário