Motorista que teve carro avariado deve avaliar os gastos para ver se são superiores ao valor da franquia
A boa notícia para quem tem carro segurado é que o seguro cobre sim, despesas provocadas por problemas com as chuvas fortes, como alagamentos. Mas o que o motorista tem que observar é se vale a pena acionar a seguradora. Se o valor do conserto for menor que o valor da franquia que ele terá de pagar, a resposta é não. Consertos pequenos, como lavagem de tapetes e bancos, dispensam o uso do seguro.
Mas se o problema foi mais grave, como o calço hidráulico – que é quando o motor trava ao passar por uma água mais profunda, o seguro pode e deve ser acionado. O mesmo vale para quem teve o carro invadido pela água em garagens subterrâneas. Se o estrago foi grande, procure a seguradora. Desde 2004, todos os planos básicos de seguro com cobertura contra colisão, incêndio e roubo também devem se responsabilizar por submersão do veículo em água doce.
Acidentes
O mesmo conselho vale para acidentes provocados por causa das chuvas, como a queda de uma árvore em cima do veículo ou quando o carro cai em um buraco da rua encoberto pela água e danifica a suspensão. Nestas situações, o conserto certamente não sairá barato e aí é onde entra a seguradora. A recomendação dos especialistas em seguros é de que qualquer reparo acima do valor da franquia, e que não seja caso de perda total, é motivo de acionar a seguradora para pedir o conserto.Vale ressaltar ainda que qualquer que seja o problema com o carro, o motorista pode chamar a assistência mecânica 24 horas solicitando, por exemplo, um guincho que retire o carro de uma área alagada.
Fonte: Jornal do Comércio